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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28953
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Título : | Recreio escolar: o estímulo de jogos e brincadeiras |
Autor : | SILVA, Ewerthon Bismarch Lima |
Palabras clave : | Educação Física Escolar; Jogos; Brincadeiras |
Fecha de publicación : | 3-dic-2018 |
Citación : | SILVA, E. B. L. |
Resumen : | O recreio escolar é um momento importante para as crianças, um tempo utilizado para conversar, brincar e jogar. O jogo e a brincadeira podem beneficiar o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social da criança, e são atividades bastante vivenciadas no horário de recreio. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo identificar na literatura científica os possíveis benefícios da prática de jogos e brincadeiras no horário de recreio. Para tanto, foi necessário identificar e categorizar os benefícios físicos, sociais, cognitivos e afetivos. Esta pesquisa bibliográfica foi iniciada no primeiro semestre de 2018, com a busca de artigos científicos em bases de dados científicas como; Scielo, Lilacs e Medline/PubMed, revistas científicas da área da Educação Física, além de dissertações e teses nos banco de dados de teses das universidades brasileiras como: USP, UFPE. Após esta busca foi possível identificar que os jogos e brincadeiras no momento do recreio escolar são capazes de oferecer benefícios físicos como; estimular a coordenação motora e aumentar o nível de atividade física, afetivos; redução de comportamentos agressivos, sociais; ensinar a criança à respeitar o próximo e seguir regras, e cognitivos; estimular o raciocínio lógico. Dessa forma podemos concluir que os jogos e brincadeiras realizados no momento do recreio podem melhorar aspectos da vida da criança. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28953 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
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